segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Liberdade... Utopia real

A Liberdade total é uma utopia senão, caminharíamos a largos passos para uma Anarquia caótica.
A liberdade está pura e simplesmente implícita nas nossas decisões pessoais, por isso,
Nunca deixem que decidam por vós, se há coisa mais obtusa na personalidade de um indivíduo é ser um acérrimo seguidor dos outros; dizer sim ou não só porque alguém disse e, é mais inteligente do que nós.
A inteligência está bem patente num homem que sabe decidir por si, o que, não quer dizer que faça ouvidos moucos ao resto mundo, tem é que saber gerir uniformemente as informações, estudá-las e, só depois de alguma reflexão, tomar então uma decisão acertada, pelo menos, no seu ponto de vista!
A Liberdade tem ínfimos pontos que podíamos focar mas, é sem dúvida dificílimo referenciar todos os aspectos.
A célebre frase é deveras verdadeira: - “ A liberdade de um indivíduo acaba quando começa a do outro”; o que hoje em dia tem vindo a depreciar-se abruptamente, o respeito por outrem tem vindo a diminuir bastante. Vivemos numa sociedade onde todos querem ser conhecidos não pelos bons feitos mas, porque são maus e os outros tem receio deles (pensam que isso é respeito).
O verdadeiro homem não tem medo, luta por ser livre à sua maneira, não prejudicando os outros mas, ajudando-os e mostrando o lado bom da liberdade para vencer no Mundo; também para que este aposte num desenvolvimento sustentável, para que o usufruto das potencialidades deste planeta sejam totais e não parciais, visando substancialmente os princípios da reciclagem orgânica e energética.
“A Liberdade é o que podemos fazer por ela.” Remontando à Revolução francesa (1789) em que os princípios fundamentais eram a Liberdade, Igualdade e Fraternidade. Os Homens eram de fibra, defendiam os seus ideais a todo o custo mesmo que para isso tivessem de dar a própria vida.
Actualmente estamos numa “onda” de deixa andar, os outros lutarão por nós não é preciso “mexer uma palha” o tempo tudo dirá…
Estes estados de ataraxia vivendo um carpe diem desregrado fazem desta geração mais uma geração à rasca do que rasca.
Está nas nossas mãos provar o contrário, não esperem pelo tempo porque ele não espera por vocês, ele é o eterno e derradeiro consumidor de almas!

Miguel Gonçalves

Sem comentários: